• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

©2019 by P&MB Produções | Rua Lira Cearense, 190 | Jardim Santa Efigênia - S. Paulo/SP | CEP 05763-450

What is Soul? - WiS Band

Da reunião de músicos com diferentes formações e influências musicais,

surge o ponto em comum: O Funk e a Soul Music.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

A Soul Music foi o ponto de partida para que a reunião desses músicos ao alinharem suas preferencias/referencias musicais formando assim a banda instrumental What is Soul, ou simplesmente WiS Band.

Com suas raízes na música negra norte americana, a proposta da WiS Band é resgatar o soul/funk instrumental dos anos 60 e 70, eternizada por bandas como: JB’s, Parliament e Funkadelic, lideradas por George Clinton e Funk Brothers. Inclusive a maior inspiração da WiS Band está num dos maiores nomes do funk e jazz, o trombonista
americano, Fred Wesley

Além deste resgate, uma característica importante do WiS são as parcerias com artistas que fizeram história no gênero soul/funk, nacional e internacional, além de abrir espaço para novos talentos.

O que é soul? A WiS vem mostrar pra você!


 

Uma breve história sobre a Soul Music

O sucesso do rock na década de 50, apesar de um gênero forjado na fusão dos ritmos afro-americanos com a country music, não deu todo o destaque que os artistas negros mereciam. O reconhecimento e a conquista das paradas de sucesso para os afro-americanos só viriam na década seguinte com a soul music, ou a “música de Negro”.

Soul (em ingles: Alma) é um gênero musical dos Estados Unidos da América nascido durante o final da década de 1950 e inicio de 1960 entre os negros. Era uma mistura de gospel e rhythm’n’blues e seu surgimento e o sucesso da soul music foram simultâneos ao desenvolvimento do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos que lutavam contra a segregação racial.

A paritr do surgimento de gravadoras independentes como a Motown no começo dos anos 60, a Atlantic, da Filadélfia, e Stax, de Memphis, que a soul music ganhou o mundo ao lançarem os principais nomes do gênero nos anos 60 e 70: Ray Charles, Sam Cooke, Dionne Warwick, Temptations e Otis Redding, Aretha Franklin – a Rainha do Soul e seu padrinho do gênero James Brown.

A obra de astros pavimentou o caminho para a música negra moderna, influenciando, inclusive o pop, produzido nas décadas seguintes.

No Brasil, a Soul Music foi marcada por grandes nomes como: Toni Tornado, Cassiano, Gerson King Combo, Carlos Dafé, Tim Maia entre tantos outros artistas que beberam desta fonte e faziam o salão balançar.