SUE CAVALCANTE
REGGAE / MÚSICA BRASILEIRA
Graduada em Jornalismo há mais de dez anos, é redatora publicitária, analista de comunicação, além de professora de canto popular e lírico. Já atuou como produtora de eventos e shows em uma das maiores empresas de entretenimento do país. A música sempre foi algo presente desde criança em sua vida.
De Bob Marley a Luiz Gonzaga, de Chico César a Chubby Checker, suas referências musicais foram plurais por influência constante de seus pais. “Aos 4 anos ganhei um microfone e dublava músicas de Luiz Gonzaga e aos 7 iniciei aulas de teclado”, conta ela.
Ainda menina, aos 9 anos, Sue começou a compor e a musicar poesias que escrevia, e de lá para cá ela não parou: intensivou as aulas de canto, participou de festivais, concursos de música e se apresentou em bares como FICO, Festival de Inverno de Paranapiacaba, Café Piu-piu, Japa Rolling Club, Casa de Cultura Chico Science e Raul Seixas, Jive, Casamarela, Galeria Olido, Tupinikim, Via Funchal, Sesc Pompeia, entre outros e hoje se dedica aos estudos de música e canto lírico na Fundação das Artes, em São Caetano (SP).
Nessas suas andanças pelas sonoridades, Sue iniciou, na adolescência, uma intensa pesquisa pela história do reggae e o movimento Rastafári, a partir do grupo Congo Nya, da Guiana Inglesa. Frequentava também todos os shows do gênero e aos 16 anos montou uma banda de reggae com o seu irmão. Após essa imersão pela cultura jamaicana, ela adentrou ao universo do dub quando começou a frequentar a festa JAVA, comandada pelo Dubversão Sistema de Som. Hoje Sue tem o reggae como uma das suas principais influências musicais.
“Toco, canto e componho em outro ritmos, mas só o reggae consegue bater mais forte no meu coração”, diz.